Banco de Moçambique prevê um aumento do crédito ao sector empresarial nos próximos meses.
O crédito ao sector privado mostra uma tendência para a recuperação este ano, contrariando a trajectória negativa de 2018, ano marcado por um grande volume de emissões de títulos de dívida pública, com a vista ao financiamento do défice das contas do Estado.
Nos primeiros dois meses do ano, o crédito concedido às empresas públicas e privadas foi de cerca de 3.7 biliões de meticais, com o endividamento do sector privado a situar-se nos 2.5 biliões de meticais, um incremento em 1.3 por cento, e o ramo empresarial públicos não financeiro a registar um fluxo de 1.2 bilião de meticais, mais 8 por cento que o registo anterior.
O Banco de Moçambique refere que a melhoria deste indicador reflecte a redução das taxas de juro dos empréstimos e o aumento da confiança do sector empresarial, motivado pela postura do Estado em honrar os seus compromissos, com a efectivação do pagamento atrasados.
No entanto, e segundo ainda o Banco Central, o crédito às famílias continua desfavorável ao aumento do consumo, a avaliar pelo seu elevado grau de endividamento e pelos níveis das taxas de juro de empréstimos. Concretamente, entre Janeiro e Fevereiro, o crédito bancário às famílias foi de apenas 295 milhões de meticais.