As aulas na província de Sofala irão arrancar de forma condicionadas, em alguns distritos, tendo em conta que há salas de aulas de escolas secundárias e primárias destruídas pelo ciclone Idai em Março do ano.
Na província de Sofala o presente ano lectivo continuará a ser de grandes desafios por conta da destruição em Março do ano passado, pelo ciclone Idai, da rede escolar.
O ciclone destruiu 2772 salas de aulas e destas apenas 279 e que foram reabilitadas de forma resiliente e algumas foram improvisadas com estacas e tendas para o funcionamento temporário.
Uma outra alternativa encontrada pelo sector de educação nos distritos afectados pelo Idai, é redistribuir os alunos pelas escolas circunvizinhas que não sofreram danos graves e em outros locais como as igrejas.
O sector de educação referiu que o problema das salas de aulas será gradualmente ultrapassado tendo em conta que há projectos em curso para a reabilitação das infra-estruturas destruídas e construção de outras, todas elas resilientes.