O Município de Maputo não conseguiu concluir no tempo previsto a pavimentação da rua do Silex e Cinema Olímpia, o que deixa agastados os vendedores do mercado de Xipamanine, que alegam que com a rua bloqueada não têm clientes.
A empreitada, cujas obras iniciaram a 31 de Outubro do ano passado e a entrega estava prevista para 1 de Julho deste ano, está avaliada em cerca de 70 milhões de Meticais, desembolsados pelo Município de Maputo.
Mangungue, antigo vendedor daquele mercado Xipamanine, diz que a situação prejudicou o seu negócio, que parou devido ao não uso da estrada.
“Na parte do negócio, digo uma coisa: não há nenhuma coisa que está a andar; não anda nada. A estrada está bloqueada, os clientes não entram aqui; não há trabalho aqui, não sei qual é o problema.”
A estrada em causa, que está a ser feita com pavês, está bloqueada, facto que preocupa os vendedores, que exigem explicações junto das autoridades municipais.
“Esta estrada está a matar-nos. Não sabemos se é o município que não está a conseguir pôr a obra a andar ou é o empreiteiro. Não sabemos. Assim, pedimos que dêem continuidade às obras para podermos trabalhar, porque não há negócio.”
Por um lado, a rua bloqueada causa prejuízos aos comerciantes e aos automobilistas que precisam de aceder ao mercado. Por outro, os vendedores retalhistas que vendem nos passeios vêem no impasse uma oportunidade.
O Município de Maputo disse ao jornal “O País” que se vai pronunciar nos próximos dias em torno destas e de outras obras atrasadas na urbe.