Pelo menos 22 pessoas, das quais 19 agentes da polícia foram mortas na sequência de dois ataques perpetrados por homens armados no centro da Nigéria, anunciaram, esta sexta-feira, as autoridades locais, citadas pela agência de informação Lusa.
“Criminosos mataram na quarta-feira 22 pessoas em ataques em Dukku e Kagara, duas cidades no estado do Níger”, informou à agência AFP o oficial de segurança local, Kabiru Muhammad Maikundi.
Segundo Muhammad Maikundi, durante o primeiro ataque em Dukku, no distrito de Rijau, vários assaltantes tentaram raptar residentes para exigir resgates, entretanto, a polícia local interveio e ocorreu um tiroteio.
No mesmo dia, aconteceu um outro ataque em Kagara, no distrito vizinho de Rafi. Os homens armados tentaram roubar um banco, mas não conseguiram abrir o cofre.
De acordo com especialistas em segurança, também citados pela Lusa, grupos ‘jihadistas’ podem ter-se infiltrado em grupos de ladrões de gado no centro e noroeste da Nigéria.
Em agosto, o grupo Boko Haram, que tem vindo a desenvolver uma insurreição islamita sangrenta no nordeste da Nigéria desde 2009, divulgou um vídeo de propaganda no qual criminosos do estado do Níger se fidelizaram ao grupo.