O País – A verdade como notícia

Ataque em Palma: já há vítimas evacuadas por meios aéreos para Pemba

Várias vítimas do ataque à vila de Palma, na última quarta-feira, continuam a chegar a cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, por via érea. A retirada das populações de Palma ocorre desde o período da manhã, até as primeiras horas da tarde de hoje.

O “O País” testemunhou, esta tarde, a chegada de alguns deslocados, incluindo uma mãe com um bebé nascido nas matas enquanto fugiam dos terroristas.

“A senhora deu parto sozinha, naquele momento de fuga, pararam só para ela dar parto. Deu parto entre duas estacas, amarraram as capulanas e pegaram na senhora, porque não conseguia andar”, contou um dos membros da associação de protecção da mulher e rapariga.

Visivelmente abalado, um dos sobreviventes conta como num piscar de olhos ficou sem esposa, sem filhos e sem irmãos e viu-se totalmente sozinho. “Perdi cinco familiares. Minha esposa, meus dois filhos e dois irmãozinhos”.

A nossa equipa de reportagem apurou que o socorro à boa parte das pessoas só foi possível com a deslocação dos refugiados para alguns pontos com acesso à rede de telefonia móvel, o que lhes permitiu comunicar-se com pessoas baseadas na capital provincial, a quem pediram ajuda.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos