O País – A verdade como notícia

As noites poderão ser “brilhantes” para pouco mais de um milhão de moçambicanos

Foi lançado hoje o programa de Energia “Brilho”. Avaliado em pouco mais de 22 milhões de libras, a iniciativa visa fazer chegar a corrente eléctrica a cerca de um milhão de pessoas no centro e norte do país.

Quando o sol nasce, brilha e ilumina o dia dos 28 milhões de moçambicanos em todo território nacional. Mas quando a noite chega, apenas 30% da população tem acesso à iluminação da rede eléctrica nacional.

Para diminuir o números de pessoas sem acesso à energia eléctrica, foi lançado esta sexta-feira o programa de Energia “Brilho”, que vai iluminar mais de um milhão de moçambicanos através de painéis solares e outras fontes alternativas. O projecto está avaliado em pouco mais de 22 milhões de libras disponibilizados pelo Reino Unido.

O Reino Unido reiterou o seu apoio ao Governo moçambicano para que toda a população tenha acesso à energia até 2030, conforme preconiza o sétimo Objectivo de Desenvolvimento Sustentável.

Já o Ministério da Energia reconhece que vai ser difícil electrificar todo o país através da rede nacional, daí que enaltece a iniciativa do Reino Unido de expandir a energia usando fontes renováveis, como painéis solares.

Numa fase inicial, o projecto será implementado nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete e Manica.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos