O País – A verdade como notícia

Arrecadação de impostos superou metas

Arrecadação de impostos já superou as metas previstas para 2017. Durante o ano, a economia foi emitindo sinais de que a coleta de impostos estaria aquém do desejável e até das metas estabelecidas em ambiente de crise económica.

Porém, os dados preliminares apresentados, hoje à imprensa, mostram o contrário: até 27 de Dezembro, a meta já tinha sido cumprida em 106%, correspondente a uma arrecadação de 198 mil milhões de meticais.

Estes feitos resultam de uma série de medidas tomadas para travar o contrabando de mercadorias, nomeadamente a selagem de bebidas e tabaco, além da introdução de auditorias a diferentes unidades económicas e a verificação da facturação de empresas e do consumo.

A Presidente da Autoridade Tributária, Amélia Nakhare, explicou ainda que apesar do alcance das metas, a capacidade de arrecadação de impostos durante o ano foi afectada pelos elevados preços de bens e serviços no ano passado, que reduziram o consumo das famílias e os impostos sobre o consumo, e a depreciação cambial do metical, que reduziu a tributação sobre o comércio externo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos