O País – A verdade como notícia

COVID-19: Segunda fase de vacinação marcada por aglomerações em Mavalane

Arrancou, hoje, em todo o país, a segunda fase de vacinação contra a COVID-19. Nesta fase, serão imunizados idosos com diabetes, estudantes finalistas de cursos da Saúde, polícias, entre outros. Na cidade de Maputo, aglomerações marcam o início do processo no Hospital Geral de Mavalane.

Primeiro foram os profissionais de saúde, “coveiros” e outros a tomar a vacina da Sinopharm. Na segunda fase, está prevista a imunização de idosos que sofrem de diabetes e que tenham mais de 60 anos, estudantes finalistas de cursos da Saúde, entre outros grupos já identificados.

“Estamos aqui faz tempo, por isso estamos todos apertados, sem observância do distanciamento de metro e meio”, diz uma idosa que aguarda, desesperadamente, pela vacina.

“Estou aqui para tomar a vacina que há muito precisava. Estive, semana passada, no Hospital Central de Maputo, mas fui dita que tinha de aguardar”, diz Alzira Pedro, respirando de alívio, mesmo antes de receber a imunização.

Na cidade de Maputo, espera-se que sejam abrangidas perto de 5.000 pessoas. A técnica de saúde, afecta no Hospital Geral de Chamanculo, Nilsa Zucua, assegura que, diferentemente da primeira fase, este processo será um pouco inclusivo. Aliás, depois dos finalistas de cursos da Saúde e diabéticos com mais de 60 anos, ainda nesta semana, seguir-se-ão outros grupos, com destaque para a Polícia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos