O País – A verdade como notícia

Inscrições para eleições gerais arrancam com duas formações políticas na CNE

Arrancaram, esta segunda-feira, as inscrições dos partidos políticos e das coligações que pretendem concorrer às eleições gerais de 9 de Outubro. Nesta etapa, as formações políticas exigem integridade e transparência eleitoral.

Foram dois os partidos políticos que se apresentaram à Comissão Nacional de Eleições e manifestaram o seu interesse em concorrer nas eleições legislativas e das assembleias provinciais deste ano.

As inscrições das formações políticas arrancaram esta segunda-feira.

O Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique, PODEMOS, deu o pontapé de saída e depois de inscrever-se pediu justiça eleitoral.

“Nós esperamos que haja justiça, porque não é o que tem acontecido sempre que há eleições. Fala-se de eleições justas e transparentes, mas não é o que se ve”, disse Filipe Acácio, mandatário do partido PODEMOS.

As inscrições dos partidos políticos, coligações e grupos de cidadãos terminam a 7 de Maio.

O partido Ecológico não quer ver repetidos os erros das últimas eleições.

Por seu turno, a Comissão Nacional de Eleições não sabe quantas formações políticas poderão inscrever-se, mas exige cumprimento dos prazos.

“A decisão pode ter dois sentidos, que são a rejeição e a aceitação. Caso haja rejeição, os partidos políticos têm garantidos os seus direitos, um deles que é de reclamação”, esclareceu Rodrigues Timba, coordenador para a Área de Assuntos Legais e Deontológicos da Comissão Nacional de Eleições.

Depois da inscrição dos partidos políticos, segue-se a apresentação de candidaturas que decorre de 13 de Maio a 10 de Junho.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos