Celebra-se hoje o dia do professor. O vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, defende que a classe deve mesmo criar um sindicato como forma de garantir uma melhor plataforma de diálogo com o Governo. Armindo Ngunga falava a propósito do dia dos professores que se celebra hoje, 12 de Outubro.
Como forma de celebrar, representantes do Ministério da educação e Desenvolvimento Humano, da ONP e outras individualidades na cidade de Maputo. E aqueles para quem os professores prestam serviços marcaram também presença na praça dos heróis moçambicanos.
O 12 de Outubro é celebrado num contexto em que os professores clamam por melhorias das condições de trabalho. Aliás, foi para isso que Samora Machel criou a ONP em 1981, mas os professores dizem que hoje só isso já não é suficiente, querem sindicalizar a organização.
A sindicalização da Organização Nacional dos Professores é bem vista pelo vice-ministro do sector.
Ngunga assegurou que o problema de pagamento das horas extras está perto de passar para história.
O governante disse que os outros problemas daqueles que constituem a maioria dos funcionários do estado prende-se principalmente a questão da formação e progressões de carreiras.