O País – A verdade como notícia

Argentina Banze e Benícia Faiane reflectem sobre “A arte de escrever e a função do texto” na Beira

A Associação Kulemba realiza, às 18 horas desta quinta-feira, na Livraria Fundza, Cidade da Beira, uma sessão de conversa subordinada ao tema “A arte de escrever e a função do texto”. A iniciativa, que se insere no mês da mulher, vai juntar no mesmo painel a escritora Argentina Banze e a jornalista Benícia Faiane.

Segundo a nota de imprensa da Kulemba, ao longo de aproximadamente 90 minutos, as duas oradoras vão partilhar as suas experiências e percepções sobre como concebem e projectam a escrita enquanto recurso importante no diálogo com o leitor.

Em primeiro lugar, na sua intervenção, Argentina Banze vai, essencialmente, basear-se na actividade de escrita criativa sem ignorar as lições de Direito, sua área de formação.

Argentina Banze é autora de Insiste em ignorar-me, livro lançado ano passado pela Editorial Fundza. Segundo afirma, “Sempre viu a escrita como uma forma de terapia: a poderosa forma de curar e solucionar problemas através das palavras”. O seu gosto pela escrita é representado pelo texto de Fernando Pessoa, que diz: Se escrevo o que sinto, é porque assim diminuo a febre de sentir. Portanto, partindo do que a escrita significa para si, a autora irá revelar o que, na sua percepção, constitui a “função do texto”.

Em segundo lugar, Benícia Faiane fará do texto jornalístico o ponto de partida da sua intervenção, ora partilhando experiências inerentes à produção de matérias televisivas, ora referindo-se à arte de escrever textos radiofónicos. De igual modo, porque a repórter tem contacto com os livros desde pequena, inspirada pela sua mãe, professora de profissão, a intervenção de Benícia Faiane também irá consistir numa reflexão sobre o texto literário, até porque a jornalista tem textos inéditos (prosa e poesia) e a literatura está presente no seu quotidiano.

A sessão de conversa sobre “A arte de escrever e a função do texto” será moderada pelo docente universitário Dércio Chiemo.

Argentina Alfredo Banze nasceu na Província de Inhambane. É formada em Direito pela Universidade Zambeze. É advogada estagiária, voluntária no TEDx Beira. Exerceu docência universitária no curso de Direito e estreou-se em livro com Insiste em ignorar-me (Fundza, 2022).

Benícia Télisma Gomes Faiane nasceu na Província de Inhambane. É licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Zambeze. Também tem uma licenciatura em Ciências Políticas e Relações Internacionais. É jornalista da Rádio Moçambique.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos