O País – A verdade como notícia

Apreendidas 37 viaturas ilegais e 20 caixas de cigarros contrabandeados em Inhambane

O distrito de Massinga é o principal foco de viaturas ilegais em Inhambane sobretudo que vem da vizinha África do Sul. O parque de automóveis das alfândegas em Inhambane ficou pequeno para a quantidade de viaturas ilegais nesta parcela do pais, enquanto o destino de muitas delas aguardam a decisão do tribunal aduaneiro.

Ao todo são 37 viaturas que estão nas mãos das autoridades, com várias infracções. Umas foram roubadas e para driblar as autoridades foram colocadas chapas de matrículas falsas e outras até foram compradas legalmente, mas os novos proprietários furtaram-se de pagar os direitos ao estado. Sobre estas últimas, o tribunal aduaneiro deve decidir quanto de imposto será cobrado e só depois de pagos todos encargos, as viaturas serão devolvidas aos proprietários.

Em mais uma operação, as Alfândegas apreenderam no posto de fiscalização do Save 20 caixas de cigarros avaliadas em mais de 3 milhões de meticais.

Os cigarros são de origem chinesa e saiam da Cidade de Nampula com destino a zona sul do país. Já no Save o cigarro foi apreendido e a viatura na qual eram transportados também.

Os bens apreendidos serão revertidos a favor do estado, mas os cigarros serão destruídos, enquanto seguem-se trâmites legais para responsabilizar os contrabandistas.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos