Foto: gala-gala
Irene Mendes irá lançar o seu mais recente livro às 18 horas desta sexta-feira. A cerimónia está marcada para Universidade Politécnica, na Cidade de Maputo.
Não se trata de um conjunto de textos escritos durante as aulas, como podem imaginar os que têm a memória fresca dos anos de escola. Os meus apontamentos (1) – estórias de Nampula e do Sul de Moçambique, na verdade, é um exercício quotidiano que explora aventuras, sensações e momentos de deleite. O livro foi escrito ao longo de 10 anos, sem qualquer urgência em publicá-lo. Quando o momento certo chegou, Irene Mendes foi ter com três editoras, no entanto, apenas a gala-gala é que se mostrou disponível para a editar. Porque o projecto inicial era muito volumoso, a editora sugeriu que fosse lançada, inicialmente, um primeiro de três volumes.
Assim, nesta sua terceira publicação em livro, com Os meus apontamentos, que inaugura a colecção Hinyambaan, a doutorada em Linguística na especialidade de Lexicologia pela Universidade Nova de Lisboa, Professora na Universidade A Politécnica, espera que os seus leitores possam deixar-se levar por uma escrita simples e que a acompanhem pelas suas aventuras. Assim, quem sabe, os leitores poderão tirar da cabeça a ideia de que o turismo, em Moçambique, é caro. “Eu, muitas vezes, saí de chapa ou de oliveiras para conhecer o meu país”, lembrou a autora, na véspera do lançamento.
O livro de Irene Mendes está dividido em três partes, desiganadamente: “O salto”, onde a autora retrata situações particulares, ocorridas depois do 8 de Março; “Experiências da Província de Nampula”, parte com base nos eventos revelados por uma contadora de historias, com algumas situações picantes; e “Maravilhas do Sul de Moçambique”, reservada a aventuras realizadas em diferentes locais.
Os meus apontamentos é constituído por 120 páginas e reflecte o prazer que Irene Mendes tem pela escrita. “Sempre gostei de registar tudo, de escrever o que acontece comigo”. Além deste livro, Irene Mendes (Maputo, 1960), é autora de O léxico no português de Moçambique: aspectos neológicos e terminológicos e Da neologia ao dicionário: o caso do português de Moçambique.
Na A Politécnica, o livro Os meus apontamentos será apresentado pelo professor de litertura Gilberto Matusse.