O País – A verdade como notícia

Personalidade debatem sobre qualidade da democracia

A STV Notícias completou 3 anos de existência, no passado dia 18 de Março. Que objectivos é que nortearam a criação do canal STV Notícias?

Quando criámos a Stv Notícias, tivemos em conta as tendências mundiais. O mundo está a mudar e o grupo SOICO, com o seu espírito inovador e ousado, teve de se alinhar. Criar um canal temático no nosso país era algo novo. Não era ao nível de outros quadrantes do mundo, uma vez que já existiam, mas, para nós moçambicanos, era um produto novo. Os telespectadores, agora, procuram conteúdos específicos, então, havia necessidade de responder a esta procura por produtos específicos. Os canais generalistas têm uma grelha muito diversificada e o telespectador de hoje não quer perder tempo a procurar o que vai consumir. Quer encontrar rapidamente o conteúdo de que precisa. Por isso, os media estão a responder a esta demanda e nós não poderíamos ficar alheios a esta mudança.

Este é o primeiro canal temático e internacional a ser criado em Moçambique. Como foi a sua criação?

Falar da criação da STV Notícias é falar de momentos emocionantes e desafiadores, porque era algo novo para nós. Por ser novo, tivemos que colher experiências de outros países que já estavam há alguns anos nesta caminhada. Tivemos que viajar para vários países, com destaque para Portugal. O objectivo era perceber qual era a dinâmica de um canal de notícias, como é montada a grelha, quais são os conteúdos que são relevantes para o telespectador, o que eles procuram nos canais de informação, etc.. Fomos perceber de quem já sabia, para sabermos implementar com sucesso no nosso país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos