O País – A verdade como notícia

Aulas nocturnas presenciais da sexta e sétimas classes iniciam este mês

As aulas nocturnas presenciais da 6ª e 7ª classes poderão retomar ainda este mês, assegura a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Gina Guibunda, que também diz que somente os alunos do ensino secundário é que continuam com as aulas à distância em todo o país.

O recolher obrigatório, primeiramente, vigente na Área Metropolitana de Maputo e a necessidade de descongestionar as escolas para dar lugar a trabalhos de higienização contra a COVID-19 são as razões que levaram, no mês passado, o MINEDH a equacionar a suspensão das aulas nocturnas nos ensinos primário e secundário.

No entanto, as aulas nocturnas presenciais vão continuar no ensino primário, nomeadamente sexta e sétimas classes em cerca de 161 escolas que leccionam este regime, a nível nacional.

“Os alunos do ensino primário, neste caso sexta e sétima classes vão continuar com as aulas nocturnas ainda este mês mesmo”, afirmou Gina Guibunda.

Para a suspensão das aulas nocturnas nas escolas secundárias e sua continuação nas primárias, pesaram, segundo Gina Guibunda, algumas razões.

“Primeiro, porque nós, em nenhum momento, havíamos desenvolvido os materiais auto-instrucionais para o ensino primário. Segundo, as escolas primárias são muito poucas se comparado com o universo de todas”, explicou Gina Guibunda.

Para a leccionação do modelo à distância em cerca de 750 escolas secundárias, o sector está, neste momento, a capacitar professores e órgãos das escolas sobre a matéria.

Entretanto, Gina Guibunda garantiu que as aulas à distância no ensino secundário e nocturnas na 6ª e 7ª classes vão iniciar dentro do mês em curso.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos