Esta terça-feira, às 17 horas, no Business Lounge do Nedbank, na Cidade de Maputo, será lançada a antologia de contos “Novas Vozes Novas Estórias” e anunciado o Prémio Literário Carlos Morgado (PLCM), edição de 2025.
A antologia publica as novas dez vozes da literatura moçambicana, cujos contos se destacaram como os melhores entre os 170 candidatos ao PLCM, na edição de 2024.
A criatividade, originalidade e a força da escrita descrevem os dez autores oriundos das províncias de Maputo, Nampula, Sofala e Zambézia.
“Através deste livro, pode-se entrar no universo misto e diversificado das sociedades moçambicanas, encontrando-se personagens, enredos e temáticas que reflectem o Moçambique contemporâneo aos olhos de jovens amantes da ficção narrativa. É esse, aliás, o objectivo dos organizadores, ao instituir o prémio, reforçar o seu compromisso em apoiar a literatura e os jovens escritores, incentivando a criação e valorização da cultura literária em todo o país”, lê-se na nota de imprensa.
Foram membros de júri da edição 2024 do PLCM, os escritores Dany Wambire, Hélder Faife, Virgília Ferrão, Rogério Manjate, a professora Marieta Namakoma e Marina Morgado.
Na mesma cerimónia do dia 11 de Março no Business Lounge de Nedbank, serão apresentadas as linhas que orientação a edição de 2025 do PLCM, cujas inscrições estarão
abertas de 13 de Março a 13 de Maio de 2025, para cidadãos de nacionalidade moçambicana (residentes ou não no país), com talento para a escrita de ficção no género “conto”, com idade não superior aos 35 anos.
“O prémio já se consolidou como um importante marco na cena literária nacional, é instituído pela Fundação Carlos Morgado e organizado pela Catalogus, com o patrocínio da MGC – Matola Gas Company, na edição 2025, tem como objetivo promover a produção literária nacional, dar visibilidade aos novos talentos e fomentar a troca cultural entre escritores e leitores, bem como celebrar Carlos Morgado enquanto cidadão moçambicano e defensor de causas nobres”, avança a nota de imprensa.