Após o adiamento da terceira sessão extraordinária, que tinha como principal objectivo discutir a proposta de lei da nova legislação eleitoral, pela Assembleia da República, os antigos presidentes da Republica mostram-se confiantes no trabalho dos parlamentares e acreditam numa solução para breve.
“A Assembleia está a trabalhar, a Comissão está reunida e deve estar em contacto com a outras partes e vão encontrar uma solução”, considerou Joaquim Chissano.
Já Guebuza fala de objectivos por alcançar e métodos usados para o efeito. “O nosso objectivo é ter Moçambique em paz, em desenvolvimento, e eu acredito que os nossos representantes têm isso em consideração e vão trabalhar para, sem prejudicar a paz, resolver os problemas que neste momento existem.
A sessão extraordinária do Parlamento, que devia acontecer esta quinta e sexta-feira, no entanto, foi adiada porque a Frelimo condiciona a mesma aos entendimentos nos assuntos militares em discussão pelas equipas mandatadas pelo Governo e pela Renamo.