O activista político, membro do MDM e antigo presidente da Assembleia Municipal da Beira, Ricardo Lang, foi sequestrado por homens armados, até agora desconhecidos, na noite de sábado. Lang conta que foi espancado numa mata e depois abandonado na berma de uma rua. A vítima foi socorrida por pessoas conhecidas, já teve alta hospitalar e está no convívio familiar.
O antigo presidente da Assembleia Municipal da Beira, Ricardo Lang, membro do MDM, ficou ferido, depois de ter sido espancado por indivíduos até agora desconhecidos, na noite do passado sábado. Lang contou que saía de uma padaria, quando, por volta das 22 horas, foi obrigado a parar, próximo a sua casa, quando um automobilista de uma viatura que embateu na parte traseira da sua.
“A primeira coisa que fiz foi manter-me na viatura e observar. Vi que o condutor da viatura desceu na companhia de mais uma pessoa, simulando verificar se não houve nenhum dano na própria viatura. Depois vi que ele deu sinal com a luz e eu acabei descendo (…) verificando que não houve nenhum dano a minha viatura, quis seguir avante”, contou a vítima.
O activista político contou ainda que, no instante em quis continuar a marcha, notou movimento de mais duas pessoas saindo da outra viatura e agrediram-no, enquanto exigiam explicações sobre o acidente. Depois arrastaram a vítima para a viatura que se faziam transportar.
“Foi quando um dos rapazes tirou uma arma, uma pistola, e não me restou mais nada, além de gritar por socorro”, disse.
Os vizinhos contam que tentaram socorrer a vítima, mas sem sucesso. “Tentamos seguir, mas quando seguimos as pessoas atiraram contra nós e tivemos que recuar”.
Ricardo Lang contou ainda que a viatura pôs-se em movimento, e durante o percurso continuou a ser espancado.
A vítima foi depois abandonada na berma de uma estrada, onde foi socorrida por pessoas conhecidas e levado para a sua residência. Ele foi levado pelos familiares ao hospital, recebeu tratamentos e já está no convívio familiar. Lang disse que a violência que sofreu tem motivações políticas.
Lang é actualmente membro da Assembleia Municipal da Beira e o edil do Chiveve foi solidarizar-se com ele. A polícia já está a investigar este caso.