O País – A verdade como notícia

Ano lectivo 2023: Número de crianças matriculadas está abaixo do esperado

Foto: O País

O número de crianças matriculadas na primeira classe para o ano lectivo 2023 está abaixo do esperado. Depois de o processo ter arrancado há um mês e meio, apenas cerca de 450 mil alunos estão inscritos dos mais de 1 milhão e 500 mil que se espera matricular.

Na Cidade de Maputo, a Escola Primária Completa 3 de Fevereiro esgota, geralmente, as vagas uma a duas semanas após o arranque das matrículas. Surpreendentemente, ainda há vagas, segundo avançou Custódia Zucula, directora daquele estabelecimento de ensino. “Das 233 vagas que tínhamos, já conseguimos matricular 195 alunos, faltam-nos 38 alunos por matricular”.

Cleide Marques, directora-adjunta da Escola Primária Completa Unidade 19, disse que todas as vagas estão preenchidas: “A Escola Primária Completa Unidade 19 teve como meta 131 alunos. Já atingimos a nossa meta e já matriculamos os 131 alunos.”

Na Cidade de Maputo, algumas escolas já preencheram todas as vagas, outras registam fraca adesão, cenário que caracteriza quase todo, com maior destaque para as províncias de Sofala e Zambézia, que preocupam o Ministério da Educação.

“Nós temos como mera global 1 535 332 alunos por matricular, e já matriculámos 449 629. Temos províncias que estão muito longe dos números planificados, como é o caso da Zambézia, com 19%, e Sofala, também com 19%. Ainda estamos abaixo dos números que desejamos, já temos 45 dias neste processo, o que quer dizer que até Dezembro, temos mais 45 dias para os pais matricularem as crianças”, explicou Feliciano Mahalambe, porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

Mahalambe revelou ainda que as províncias de Maputo, Cabo Delgado, Tete e a Cidade de Maputo estão a ter um bom desempenho na matrícula de novos ingressos.

Dada a falta de adesão em várias escolas, o sector da educação diz que vai apostar na sensibilização para o cumprimento da meta. A inscrição de novos ingressos começou a 3 de Outubro e termina a 31 de Dezembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos