O País – A verdade como notícia

Angola assume presidência da SADC com olhos postos na industrialização

Foto: Vatican News

Angola assumiu, hoje, a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na 43ª cimeira do organismo regional. O Presidente angolano, João Lourenço, promete apostar mais na industrialização, digitalização e capacitação de jovens para facilitar o acesso ao emprego na região.

Foi pelas mãos de Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo, que João Lourenço recebeu o comando da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

O mandato é de 12 meses. No primeiro discurso, o também Presidente de Angola elogiou a região pelas medidas sobre paz e segurança para Moçambique e República Democrática do Congo.

“A nível da SADC, há que aplaudir a decisão de aprovar o destacamento de uma força regional, no quadro da Força em Estado de Alerta da SADC para responder aos esforços de restaurar a paz e segurança no território da RDC”, disse João Lourenço, Presidente de Angola.

O Chefe de Estado angolano avança ainda que, “apesar dos progressos alcançados, prevalece ainda o desafio do combate ao terrorismo e extremismo violência na província moçambicana de Cabo Delgado, onde a SADC tem desenvolvido acções com resultados encorajadores”.

O novo Presidente da SADC comprometeu-se, outrossim, em apostar no capital humano para acelerar o desenvolvimento económico da região. João Lourenço reconhece os impactos negativos da COVID-19 e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e diz que a região deve explorar as oportunidades decorrentes dessas adversidades.

Na 43ª cimeira da SADC, Moçambique faz-se representar pelo Presidente da República.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos