No âmbito de uma iniciativa conjunta voltada para o fortalecimento da cooperação cultural no espaço lusófono, a Alcance Editores e a União dos Escritores Angolanos (UEA) reforçaram os laços literários com São Tomé e Príncipe através da doação de mais de 50 títulos de autores moçambicanos e angolanos à Biblioteca Nacional Francisco Tenreiro, em São Tomé e Príncipe.
A acção contou com a curadoria do poeta moçambicano Amosse Mucavele, actualmente em residência literária patrocinada pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Durante a cerimónia de entrega, Mucavele destacou a importância da mobilidade editorial e da cooperação literária como instrumentos de aproximação e valorização das literaturas africanas de língua portuguesa.
Para a Directora da Biblioteca Nacional Francisco Tenreiro, Marlene José, a visita do escritor moçambicano, Amosse Mucavele, destaca uma estratégica para a construção de pontes culturais e “constituiu um momento de partilha e o reavivar da memória histórica e colectiva que une São Tomé e Príncipe e Moçambique. A entrega/doação de obras literárias demonstra o seu engajamento com a promoção do livro e da leitura. Portanto, enriquece o acervo da Biblioteca Nacional.
Por sua vez, o Director da Alcance Editores, Rui Rocha, sublinhou que a doação representa mais do que um acto simbólico: “É um gesto de compromisso com a educação, com o estímulo à leitura e com o fortalecimento das pontes culturais entre os nossos países.”
Os livros doados, de autores consagrados e emergentes de Moçambique e Angola, estarão disponíveis ao público são-tomense, beneficiando estudantes, professores, leitores e investigadores.
A iniciativa insere-se na missão de democratizar o acesso ao livro e à leitura, sublinhou o poeta Amosse Mucavele.