O País – A verdade como notícia

AMOLP celebra Craveirinha com concurso de Poesia, Redacção e Desenho

Por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de José Craverinha, a AMOLP realizou concursos literários de Poesia, Redacção e Desenho de Retrato de José Craverinha, envolvendo alunos da 10ª à 12ª classe das escolas públicas e privadas de Maputo, com o objectivo de celebrar a vida e obra do Poeta-Mor de Moçambique.

Segundo avança a AMOLP, em comunicado de imprensa, participaram desta actividade as seguintes Escolas: Secundária da KaTembe; Willow International; Secundária Estrela Vermelha; Secundária Francisco Manyanga; Secundária da Lhanguene; Secundária da Machava Comunitária Franciscana Hospitaleira e Comunitária Sagrada Família.

A Gala de Premiação dos Vencedores aconteceu dia 16 deste mês de Novembro, no Centro de Conferência da Tmcel, em Maputo, e contou com a participação do agrupamento musical dirigido por DManyissa, que cantou poemas de José Craveirinha.

O júri de Redacção composto pelo Professor e Ensaísta Crimildo Bahule, e pelas poetisas Iracema de Sousa e Énia Lipanga, atribuiu o primeiro lugar a Nicole Simone Alves, da Willow International School; o segundo lugar a Catlhe Horácio Foia, da Willow International School e terceiro lugar a Celma Silvestre Urinho, da Escola Secundária da KaTembe.

Na Categoria de Poesia, o júri, composto pelos professores e poetas Nelson Lineu, Leo Cote e Solange Macie, atribuiu o primeiro lugar a Alcirio Endes Langa, da Escola Secundária Francisco Manyanga, segundo lugar a Yolanda Helena Mondlane, da Escola Secundária Francisco Manyanga e o terceiro lugar a Rofina Mapsuangane da Escola Comunitária Sagrada Família.

Na Categoria Desenho de Retrato de Craveirinha, o júri, composto pelos professores de arte Celestino Mudaulane, Carmen Muianga e pelo artista plástico Butcheca, atribuiu o primeiro lugar a Vânia Larissa, da Willow International School, segundo lugar a Jaime José Enginheiro, da Escola Comunitária Franciscana Hospitaleira, e o terceiro lugar a Alliyana Filipe Tembe, da Willow International School.

Como premiação, os alunos receberam material diverso, como tablets; telemóveis; pastas escolares; livros de literatura de autores nacionais, material de desenho, entre outros. A concretização desta actividade foi possível graças ao apoio da Tmcel; Bolsa de Valores de Moçambique; Coca-Cola; Águas de Namaacha; Alcance Editores; Plural Editores; Porto de Maputo e Associação Ilhas da Paz.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos