O Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), Álvaro Massinga, desafia as Pequenas e Médias Empresas (PME) a prosseguirem as acções que visam aprimorar as técnicas de pesquisa de mercado, para assegurar o incremento da exportação de produtos e serviço de qualidade.
Massinga falava esta terça-feira (30 de Novembro), no decurso de um seminário virtual que teve como tema “Como Implementar uma Pesquisa de Mercado de Exportação?”
No entender de Massinga, o actual panorama de mercado global impõe muitos desafios para as PME nacionais.
“A pesquisa e colocação dos produtos das nossas empresas, nos mercados certos são a fórmula adequada de assegurar a sobrevivência e prosperidade dos nossos negócios e, consequentemente, a competitividade da nossa economia”, disse Massinga.
O Presidente da CCM acrescentou a certificação da qualidade de produtos como um dos elementos fundamentais para o aprimoramento das técnicas de pesquisa de mercado. No entanto, com vista a tornar a CCM como elo para o estabelecimento de pontes entre os produtores nacionais e o mercado europeu, Massinga entende que é preciso garantir maior fluidez de diálogo interno e externo.
“Assumimos o compromisso de promover diversos memorandos de entendimento com as nossas congéneres europeias, e outras, para servirmos de veículos de ligação e promoção de acordos comerciais que beneficiem os nossos produtores. Queremos que a Câmara de Comércio seja também fonte de informação do potencial nacional para importadores europeus. Renovamos o nosso compromisso em servir o mercado nacional, em prol da internacionalização das nossas marcas, produtos e serviços”, frisou.
O evento de um dia foi organizado pelo UNIDO, através do projecto PROMOVE e da Câmara de Comércio de Moçambique.