O País – A verdade como notícia

“Alterações climáticas estão fora do controlo”, diz Guterres

Foto: Notícias ao Minuto

O Secretário-geral das Nações, António Guterres, Unidas disse hoje que as alterações climáticas estão fora do controlo e alertou que o mundo está a caminhar para uma situação catastrófica. Os alertas são feitos após a Terra ter batido recordes consecutivos de temperatura esta semana e depois de o mês de Junho ter sido o mais quente desde que há registo.

O planeta Terra está a registar temperaturas nunca antes vistas nos últimos dias. Os dados mostram que a última semana foi a mais quente desde que a temperatura média passou a ser medida, em 1979, e nesta quinta-feira foi assinalado um novo máximo de temperatura média: 17,23 graus Celsius.

“Se persistirmos em adiar medidas fundamentais que são necessárias, penso que estamos a caminhar para uma situação catastrófica, como demonstram os dois últimos recordes de temperatura”, disse Guterres

A média desta quinta-feira superou a marca de terça-feira de 17,18, em que no norte da África os termómetros atingiram os 50 graus Celsius.

Já nos Estados Unidos, pelo menos 57 milhões de pessoas foram expostas a temperaturas prejudiciais para a saúde. No Polo Norte, a temperatura estava 10 graus acima da média. E na Ilha de Nares, na Groenlândia, toda a camada de neve derreteu em apenas 4 dias.

Há meses que que os cientistas alertam que 2023 será um ano de recordes de calor e a tendência poderá agravar-se em 2024.

O recorde deste ano deve-se em grande parte às temperaturas muito altas da superfície dos oceanos, não só por causa das alterações climáticas, mas também por culpa do fenómeno climático El Niño.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos