O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, anunciou a lista dos convocados para o duplo embate diante de Eswatini, em Outubro próximo. Desta vez, Conde chamou 25 jogadores, contrariamente aos 23 que têm sido habituais, mesmo porque conta com Ernan e Guima, que não poderão fazer parte do jogo da terceira jornada, em Maputo, por castigo, devido a acumulação de cartões amarelos.
Assim, o seleccionador nacional manteve os mesmos 23 jogadores que estiveram nos dois confrontos, diante do Mali e Guiné-Bissau, mais Clésio e Alfonso Amade, que estiveram ausentes por opção técnica, dado que, na altura, não tinham clubes.
Aliás, relativamente a Alfonso Amade, que ainda não tem clube, Chiquinho Conde diz contar com o jogador por reconhecer suas valências e, também, porque conversou com o mesmo e mostrou-se pronto para representar os Mambas.
Assim, o seleccionador nacional convocou três guarda-redes, nomeadamente Ernan, Fazito e Ivan, oito defesas, Mexer Macandza, Bruno Langa, Infren Matola, Reinildo Mandava, Martinho Thauzene, Mexer Sitoe, David Malembane e Nené.
Como médios, Chiquinho Conde chamou Amadou, Alfonso Amade, Ricardo Guima, Aly Abudo, Shaquille Nangy, Jonathan Muiomo e Pedro Santos e para a frente do ataque sete jogadores, nomeadamente, Clésio Baúque, Geny Catamo, Dominguez, Witi Quembo, Gildo Vilankulo, Elias Macamo e Stanley Ratifo.
Sobre o adversário, Eswatini, Chiquinho Conde recordou da derrota sofrida num particular diante deste adversário no início do seu comando nos Mambas, aquando da preparação para o CHAN, resultado que gerou muitos comentários, pelo que chama atenção que “cautelas e caldos de galinha não fazem mal a ninguém”, numa forma de alertar para a necessidade de encarar o adversário com todo respeito.
Mas claro, segundo Chiquinho Conde, são dois jogos para vencer e estar melhor posicionado para a luta por um lugar na fase final do CAN de Marrocos.
Moçambique vai para a dupla jornada do grupo I de qualificação ao CAN-2025 na qualidade de líder, com os mesmos quatro pontos do Mali, frutos de uma vitória e um empate. Para a mesma dupla jornada, Guiné-Bissau e Mali também defrontam-se, em Bissau e Bamako, nas mesmas datas dos jogos de Moçambique e Eswatini.
MAMBAS CONCENTRAM-SE EM MAPUTO A 6 DE OUTUBRO
Relativamente a questões logísticas ligadas aos dois jogos dos Mambas diante de Eswatini, o vice-presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Paito Mucuane, esclareceu que todos jogadores devem concentram-se na capital do país no dia 6 de Outubro, sendo que no dia seguinte iniciam os trabalhos de preparação.
No dia 11 de Outubro, sexta-feira, pelas 15h00, será para o jogo da terceira jornada no Estádio Nacional do Zimpeto.
No dia seguinte partem para África do Sul, onde vão jogar no Estádio de Mbombela, a 14 de Outubro.
Paito esclareceu ainda que a FMF tem sido solicitada por muitos moçambicanos que pretendem aderir a uma excursão para Nelspruit, sendo que ainda não é uma ideia definitiva. Entretanto, sabe o vice-presidente da FMF que os moçambicanos poderão adquirir os bilhetes, já reservados nas conversações com a congénere de Eswatini, no Estádio de Mbombela, havendo ainda possibilidade de serem adquiridos em Maputo.