Os 28 milhões de dólares, cerca de 1,7 mil milhões de Meticais, serão aplicados num período de cinco anos com foco nos principais corredores de desenvolvimento do país, como o de Nacala, o da Beira, Pemba e Lichinga, Limpopo e Maputo e a região do Vale do Zambeze.
O valor foi anunciado esta terça-feira no lançamento da Estratégia da Aliança para a Revolução Verde em África, AGRA, para Moçambique, no período de 2023 a 2027. A organização fundada por Kofi Annan reconhece a importância de infra-estruturas para o escoamento da produção, entretanto a sua intervenção centra-se no apoio técnico aos agricultores.
“Para a terceira estratégia, o nosso investimento é de cerca de 28 milhões de dólares para cinco anos, focalizado em apoiar a competitividade das micro e pequenas empresas para que tenham a capacidade de trazer insumos nas mãos dos produtores e, também, sejam capazes de escoar a produção”, explicou Paulo Mole, representante da Agra em Moçambique.
O apoio desta organização internacional fundada em 2006 pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, tem como foco o desenvolvimento inclusivo dos mercados, agricultura sustentável, desenvolvimento de sistema de sementes e apoio ao Governo na reforma de políticas.
E sobre as vias de acesso para o escoamento da produção agrária? “A questão de infra-estruturas não é uma questão directa de apoio da AGRA. Nós reconhecemos a importância de estradas terciárias para o escoamento da produção, mas, para que o país consiga visualizar a importância da infra-estrutura, os produtores têm de ter algo para comercializar”, justificou Mole.
Na sua vez de intervir, a secretária permanente do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que o trabalho conjunto entre o Executivo moçambicano e a AGRA permitiu identificar constrangimentos que impedem o desenvolvimento da agricultura, daí a maior clareza nas áreas de intervenção.
“Identificámos as seguintes áreas: fortalecimento institucional e reforma das nossas políticas agrárias”, disse Darcia Nhancale.
O lançamento da Estratégia da AGRA em Moçambique 2023-2027 decorreu na Cidade de Maputo. A AGRA apoia cerca de 800 mil produtores no país e investiu mais de 16 milhões de dólares nos últimos cinco anos, o correspondente a mais de mil milhões de Meticais ao câmbio actual.