O País – A verdade como notícia

Agostinho Francisco Langa Júnior é o novo PCA dos CFM

Foto: O País

A conclusão da retoma do transporte ferroviário entre Moçambique e Malawi, a reabilitação da linha férrea de Machipanda, entre Moçambique e Zimbabwe, e a duplicação da linha de Ressano Garcia, que liga o país à África do Sul, são alguns dos desafios impostos ao novo PCA dos CFM pelo Primeiro-ministro.

Adriano Maleiane orientou, igualmente, à aquisição de mais locomotivas, bem como à reabilitação de várias infra-estruturas destruídas pela chuva.

Agostinho Francisco Langa Júnior é, desde esta segunda-feira, o homem mais forte da empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Aquando da sua nomeação pelo Conselho de Ministros, semana passada, Agostinho Langa era Secretário do Estado do Ensino Técnico Profissional, e voltou para a casa que bem conhece, pois é quadro dos CFM.

No seu empossamento, o Primeiro-ministro deixou uma lista de trabalhos que o Governo pretende ver materializados. “Assim, esperamos que o caro empossado dê continuidade e acelere a implementação dos projectos em curso, com destaque para a duplicação da linha férrea de Ressano Garcia e respectivas obras de arte para elevar o desempenho no transporte ferroviário de carga no corredor de Maputo; reabilitação da linha férrea de Machipanda, por forma a captar mais carga ferroviária de e para o Zimbabwe e outros países utentes do porto da Beira; conclusão da retoma do transporte ferroviário entre o Malawi e o porto da Beira, através do ramal Mutarra–Vila Nova da Fronteira; aquisição de mais equipamentos, nomeadamente, locomotivas, vagões e carruagens para o reforço da capacidade da empresa no transporte de pessoas e bens”.

Segundo Adriano Maleiane, o Governo vai continuar a apostar na expansão e modernização de infra-estruturas ferro-portuárias, aeroportuárias e de logística de transporte.

O empossado disse que precisa de estudar a possibilidade de construção de uma linha férrea para mitigar a crise no transporte de passageiros na área do Grande Maputo.

“Se a melhor solução for essa de se construir uma linha férrea junto ou ao longo da estrada circular não se vai descartar, vai ser estudada pelos quadros e técnicos da empresa. Não há ainda uma data definida para isso”, afirmou o novo PCA.

O presidente do Conselho de Administração cessante, Miguel Matabel, que permaneceu no cargo por seis anos, afirmou que sai com o sentimento de missão cumprida.

“Fizemos o que foi possível com a colaboração de todos. Destaco o início de trabalhos de duplicação da linha de Ressano Garcia e também vejo a questão da ponte sobre o rio em Salamanga, Província de Maputo. Portanto, penso que são dois projectos, além da requalificação da estação de Maputo, um trabalho que acho que nos deixa alegres também.”

Miguel Matabel fez saber que os FCM compraram, recentemente, duas locomotivas de passageiros para as linhas de Goba, Ressano Garcia e Limpopo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos