Dois agentes da Polícia foram mortos, esta quarta-feira, em Montepuez, após a invasão de uma mina por parte da população, em reivindicação à morte de um cidadão na comunidade.
Foram cerca de 40 mineiros ilegais que marcharam de uma aldeia vizinha em direcção à Montepuez Ruby Mining, uma das principais minas do distrito, onde terão imobilizado e morto dois agentes da Polícia.
Um dos agentes mortos era Comandante da Força de Protecção dos Recursos Naturais de Moçambique, em serviço no local.
O ataque, de acordo com o comunicado da firma, poderia estar relacionado com uma manifestação da população da referida aldeia, depois que as autoridades distritais da migração investigaram supostos imigrantes ilegais na altura, uma pessoa perdeu a vida.
A Montepuez Ruby Mining assegura que nenhum funcionário ou contratado ficou ferido no ataque e que as condições no local tem estado calmas nas últimas horas.
Para já, as actividades da mina estão condicionadas, uma vez que os mineiros ilegais sabotaram a infraestrutura de abastecimento da planta de processamento na nova plataforma.
A empresa mineira diz continuar a colaborar com as autoridades governamentais competentes e mantém o compromisso com a segurança e protecção dos seus funcionários, contratados e comunidades anfitriãs.