O País – A verdade como notícia

banner_02

África do Sul retira embaixador em Israel

A África do Sul anunciou a retirada do seu embaixador de Israel, na sequência aos protestos palestinianos pela mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém.

De acordo com um comunicado do Departamento de Relações Internacionais, citado pelo Noticias ao Minuto, "Por causa da grave e indiscriminada natureza do último ataque israelita, o Governo sul-africano decidiu retirar o embaixador Sisa Ngombane com efeito imediato".

O executivo do Presidente Cyril Ramaphosa condenou em "termos mais enérgicos" os incidentes desta segunda-feira na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, que provocou 52 mortos e pelo menos cerca de 2.000 feridos.

A África do Sul defende a retirada total das forças armadas israelitas da Faixa de Gaza por "um permanente obstáculo mais para a resolução do conflito, que deve chegar através de dois Estados, Israel e Palestina, coexistindo lado a lado e em paz".

O documento avança ainda que, o Governo da África do Sul junta-se às vozes da comunidade internacional que pedem para que as mortes de palestinianos sejam investigadas.

O balanço de vítimas mortais palestinianas torna a jornada mais mortífera do conflito israelo-palestiniano, depois da guerra do verão de 2014.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos