A Confederação Africana de Futebol comunicou à Federação Moçambicana de Futebol que o Estádio Nacional do Zimpeto está aprovado temporariamente para os dois jogos internacionais referentes às eliminatórias do CHAN 2023. Para as outras competições, nomeadamente, os jogos da fase de grupos do CAN e as Afrotaças, deverá haver nova inspecção.
A decisão já tinha sido tomada pela Confederação Africana de Futebol, quando agendou, domingo passado, o jogo entre Moçambique e Zâmbia, da primeira eliminatória de acesso ao CHAN 2023, para o Estádio Nacional do Zimpeto.
Mas o que não estava claro era a forma de aprovação do maior recinto desportivo do país. O esclarecimento chegou através de um comunicado do órgão que gere o futebol africano: o Estádio Nacional do Zimpeto foi aprovado temporariamente.
De acordo com o comunicado da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) emitido quarta-feira, o organismo moçambicano recebeu o relatório oficial da Confederação Africana de Futebol, na sequência da inspecção realizada no Estádio Nacional do Zimpeto, a 29 de Junho de 2022.
No referido relatório, a CAF refere que “o Estádio Nacional do Zimpeto foi temporariamente aprovado” apenas para os jogos de qualificação ao CHAN 2023, diante da Zâmbia, a 24 de Julho corrente, e, caso se qualifique à derradeira eliminatória, para o embate diante do Malawi ou Zimbabwe, em Outubro próximo.
A Confederação Africana de Futebol, através do relatório enviado, “elogia os progressos alcançados pela equipa de gestão do estádio e a melhoria das condições em relação aos padrões exigidos pela CAF”, escreve a FMF no comunicado enviado à imprensa.
Entretanto, a CAF recomendou a realização de algumas intervenções prioritárias, em particular no que se refere ao perímetro de vedação do estádio e sanitários para os espectadores, tendo em vista uma aprovação permanente.
Aliás, essa falta de aprovação permanente obriga a uma outra inspecção, em breve, para que o recinto desportivo esteja em condições de acolher todos os jogos internacionais de selecções e de clubes.
É que, com a aprovação temporária, o Estádio Nacional do Zimpeto não pode acolher qualificação ao Campeonato Africano das Nações, Costa do Marfim 2023, mesmo a partir do próximo jogo diante do Senegal, em Setembro, bem como não pode acolher jogos das Afrotaças da Liga dos Campeões Africanos nem da Taça CAF.
Assim, após cumpridas as recomendações deixadas pela CAF, a Federação Moçambicana de Futebol deverá solicitar nova inspecção, em Agosto próximo, para uma aprovação permanente.
Recorde-se que o processo de melhorias do Estádio Nacional do Zimpeto durou perto de oito meses, num esforço da Secretaria do Estado do Desporto e o Fundo de Promoção Desportiva, de modo a responder aos padrões estabelecidos para jogos internacionais.