O arranque da Liga Jogabets foi adiado por uma semana depois que os clubes da capital do país alegaram pouco tempo de treinos, remetendo dessa forma um pedido para que a prova não arrancasse nas datas inicialmente agendadas. Assim, a prova inicia no dia 21 de Fevereiro corrente.
O que era para ser o arranque da festa do futebol na Cidade de Maputo acabou por “bater no muro”, depois que a Associação de Futebol da Cidade de Maputo adiou os jogos da primeira jornada a pedido dos clubes.
Em causa estão três motivos avançados pela imprensa moçambicana, nomeadamente o pouco tempo de preparação dos clubes, as dúvidas em relação as datas do arranque do Moçambola e a falta de inscrição dos clubes junto da AFCM.
No que ao primeiro motivo diz respeito, aliado ao segundo motivo, os clubes já tinham questionado, no dia do sorteio da prova, as datas do início do Moçambola-2026, como forma de melhor organizar a Liga Jogabets, em relação ao início e seu final, tendo em conta que a Federação Moçambicana de Futebol marcou o jogo da Supertaça para os dias 7 ou 8 de Março e o arranque do Moçambola para os dias 14 ou 15 do mesmo mês.
Sucede que muitos clubes ainda não tinham iniciado com os trabalhos de preparação para a nova época, mesmo porque não sabiam quando a prova máxima do futebol moçambicano iria começar, para não encarecer as suas finanças com pagamentos de honorários aos jogadores e equipas técnicas.
Ou seja, sem datas para o arranque do Moçambola, alguns clubes atrasaram o arranque dos trabalhos de preparação para a nova temporada, iniciando mais tarde. Com a marcação da Liga Jogabets, as equipas tiveram pouco tempo para a sua preparação, facto que deixaram claro no dia do sorteio, pedindo o adiamento do início do Campeonato da Cidade.
Mas também há o facto de, tendo iniciado tardiamente com os treinos, os clubes não terem se preocupado com a questão das inscrições de filiação junto da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, facto que também terá motivado o adiamento do arranque da prova, até porque até a passada sexta-feira somente três clubes tinham feito a sua inscrição.
Segundo escreve o Plantel OC, apenas a Liga Desportiva de Maputo, o Ferroviário de Maputo e a Black Bulls tinham feito a inscrição junto à AFCM, dos 12 que farão parte da prova.
Por conta destes argumentos, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo foi obrigado a adiar o arranque da prova para o próximo fim-de-semana, com a disputa da primeira jornada da competição.
Recorde-se que o sorteio foi realizado para 12 clubes, divididos em duas séries de seis cada, que vão jogar no sistema de todos contra todos em uma volta, com os dois primeiros colocados a se qualificarem às meias-finais.
