Acidentes de viação e agressões físicas mancharam as celebrações do Dia da Independência Nacional na Província e Cidade de Maputo, segundo informações avançadas pelas autoridades policiais e sanitárias.
O Hospital Provincial da Matola, na Província de Maputo, admitiu, no 25 de Junho, 129 pacientes que, na sua maioria, foram vítimas de acidentes de viação.
“Tivemos sete casos de acidentes de viação, dos quais um foi transferido para o Hospital Central de Maputo (HCM), com diagnóstico de fractura exposta de tíbia e triódio; internamos um paciente com fractura de tíbia, sem complicações, na nossa enfermaria de ortopedia e ainda tivemos oito casos de agressões físicas, mas sem complicações médicas e, por isso, tiveram alta”, avançou Micas Manjate, médico do Serviço de Urgências do Hospital Provincial da Matola.
A Cidade de Maputo também registou acidentes de viação que causaram ferimentos graves e ligeiros às vítimas. “Registámos um total de dois acidentes de viação, sendo um do tipo atropelamento e outro do tipo choque entre carros, que ocorreu na Avenida de Moçambique. No Distrito Municipal da KaTembe, um veículo ligeiro embateu contra um tractor, resultando num ferido grave”, referiu Isildo Bule, porta-voz da Polícia de Trânsito.
Ainda no feriado nacional, foram impostas várias multas na Cidade de Maputo a condutores que cometeram infracções de diversa ordem.