O País – A verdade como notícia

Acidente de viação mata 17 pessoas em Sofala

Dezassete pessoas morreram e outras três contraíram ferimentos graves na sequência de um acidente de viação que ocorreu na manhã deste sábado, no distrito de Nhamatanda, em Sofala, na região de Siluvo, envolvendo um minibus de transporte semicolectivo de passageiros e um camião.

O acidente ocorreu quando um dos pneus do “chapa” estourou. A viatura fazia o trajecto Inchope–cidade da Beira,  e o motorista perdeu o controlo da mesma, que passou para a faixa contrária onde circulava um camião no sentido inverso.  As viaturas colidiram violentamente.

“A cerca de 15 metros em relação à minha viatura, vi o minibus em zig-zag e a entrar para a minha faixa de rodagem. Fiz uma manobra arriscada na tentativa de evitar o embate, mas foi em vão. O embate e a manobra que eu estava a tentar fazer culminaram com o capotamento da minha viatura”, explicou Cardoso Vicente, motorista do camião.

O excesso de velocidade e as deficiências mecânicas por parte do semicolectivo são apontados como as principais causas do acidente. De acordo com as autoridades de saúde e policiais, das 19 pessoas que seguiam no minibus, 17 morreram no local do sinistro. Dois menores sobreviveram e estão em estado grave.

“Dada a gravidade, foram imediatamente transferidos para o Hospital Central da Beira. Temos que ter cuidado e certificar se o estado mecânico das nossas viaturas é bom para nos podermos fazer às rodovias. Temos que estar sempre atentos e ter uma condução prudente, estando sempre atentos aos vários sinais verticais e horizontais que estão nas estradas”, exortou Joaquim Sive, comandante provincial da PRM em Sofala.

Das 17 vítimas mortais, 12 foram transportadas na tarde deste sábado para a morgue do Hospital Central da Beira, onde aguardam que sejam reconhecidas pelos seus parentes. As outras vítimas permaneceram em Nhamatanda, onde foram reconhecidas pelos seus familiares.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos