O País – A verdade como notícia

Acesso ao trabalho: Maleiane diz que jovens devem ser capazes de fazer qualquer coisa

O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane defende que os jovens devem envolver-se em trabalhos que contribuam para o desenvolvimento do país. As declarações foram proferidas, na última sexta-feira, em Maputo, durante a gala nacional do Prémio Jovem Criativo.

O distrito de Marracuene, na Província de Maputo, foi o local escolhido para a realização da VIII Gala Nacional do Prémio Jovem Criativo, edição 2022. No evento, estiveram mais de 150 jovens finalistas do concurso que começou na fase distrital, passando pela provincial até à nacional. Ao todo, foram 15 laureados nas categorias de empreendedorismo, inovação tecnológica e criação artística, que receberam como prémios cada um deles o valor de 130 mil Meticais, um laptop, telemóvel, um tablet e um certificado de reconhecimento.

O Primeiro-ministro descreveu a importância do evento: “A realização da 8ª Gala Nacional do Prémio Jovem Criativo é o culminar de eventos similares realizados, nas últimas semanas, ao nível dos distritos e das províncias do nosso país. O Governo, ao instituir o ‘Prémio Jovem Criativo’, tem por objectivo principal incentivar e estimular o surgimento de talentos no seio dos jovens moçambicanos e, desta forma, estabelecer uma plataforma de inclusão e envolvimento da nossa juventude no processo de desenvolvimento do país. O ‘Prémio Jovem Criativo’, como plataforma onde convergem soluções protagonizadas por jovens, representa mais uma janela de oportunidade onde a juventude pode mostrar o seu potencial em termos de inovação, criatividade e empreendedorismo”.

Maleiane defendeu que o jovem moçambicano deve optar por trabalhos que o dignifique: “Temos tantas pessoas talentosas neste país, há muita criatividade. Se calhar muitos não se apercebam que não estamos por acaso aqui no Índico. Nós temos tudo para dar certo. O jovem deve ser capaz de fazer qualquer coisa, mesmo           que alguns achem penoso, se der rendimento e ser socialmente aceite, não desista”, aconselhou.

Maleiane incentivou ainda os jovens a participarem mais no concurso.

Ao apostarem na inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo, estão a fazer a vossa parte no processo de crescimento e desenvolvimento de Moçambique de forma marcante, tangível e visível, assim como a contribuir para a melhoria da vida das comunidades onde cada um de vós está inserido. Para juntos continuarmos a construir um Moçambique cada vez mais próspero, é crucial que os mais de 11 milhões de jovens moçambicanos abracem o programa ‘Prémio Jovem Criativo’ promovido pela Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, cuja implementação é assegurada pelo Instituto Nacional da Juventude”, terminou.

Participaram do concurso quatro mil jovens de todo o país. A iniciativa é promovida pela da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos