O País – A verdade como notícia

Acesso à BAL: City Oilers e COSPN no trilho do Ferroviário da Beira

Foto: BAL

Numa verdadeira corrida contra o relógio par atingir a melhor forma competitiva, o Ferroviário da Beira já projecta a sua participação no Grupo B da Divisão Leste da Elite 16 de apuramento para a “Basketball Africa League”. Joanesburgo, África do Sul, será palco que se espera venha, uma vez mais, ser talismã para o conjunto de Luiz Lopes Hernandez, depois de ano passado ter assegurado a qualificação para a fase final da BAL justamente na terra do “rand”.

Entre os dias 14 e 19 de Novembro, o representante moçambicano vai travar argumentos com o City Oilers (Uganda), COSPN (Madagáscar) e o vencedor do Grupo D da primeira etapa de acesso à BAL, prova que decorre actualmente em Gaborone, no Botswana.

Se por um lado ainda falta por definir o último integrante do grupo do qual os campeões nacionais estão inseridos, por outro, há a asssinalar o facto do City Oilers do Uganda e o Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar serem equipas bem conhecidas do Ferroviário da Beira.

Senão vejamos: a 5 de Maio último, os campeões nacionais caíram aos pés do City Oilers do Uganda, tendo perdido por 96-75, em jogo da quinta jornada da Conferência Nilo da Liga Africana de Basquetebol.

Najeal Young foi o melhor cestinha do Ferroviário da Beira com 25 pontos, secundado por William Perry com 17.

Outrossim, há registo em Novembro de 2022 de uma vitória do Ferroviário da Beira sobre o Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar, por 84-53. O duelo contava para a segunda jornada do Grupo”B” da divisão Este de acesso à terceira edição do Basketball África League (BAL), que se disputou em Joanesburgo, África do Sul.

O sorteio realizado segunda-feira ditou ainda que, no Grupo A da Divisão Leste, teremos as formações do Cape Town Tigers ( África do Sul), Pazi Basketball (Tanzânia), Academia da NBA em África e o quarto integrante a ser convidado pela organização do certame.

No Grupo A de Divisão Oeste, estão integrados FAP (Camarões), Al Ahly Benghazi ( Líbia), BC Vitinha (RD Congo) e Stade Malien (Mali).

Já o Grupo B será constituído pelo SLAC (Guiné), Bangui SC (República Centro Africana), FUS Rabat ( Marrocos) e ABC (Costa do Marfim).
Quinze das dezesseis formações das divisões Leste e Oeste foram divididas em quatro grupos de quatro equipas cada.

De acordo com o Departamento de Competição da FIBA ​​África, c“o princípio é ter dois grupos equilibrados [para cada Divisão] e evitar que mais de duas equipes que se enfrentaram na fase de grupos sejam sorteadas no mesmo grupo da Elite 16”.

Divisão Leste
Grupo A:
Cape Town Tigers (África do Sul)
NBA Academy Africa (Africa)
Pazi BBC (Tanzania)
Wild card to be determined

Grupo B:
Ferroviario da Beira (Moçambique)
City Oilers (Uganda)
COSPN (Madagáscar)
Vencedor do Grupo D

Divisão Oeste:
Grupo A:
FAP (Camarões)
Stade Malien (Mali)
Al Ahly Benghazi (Líbia)
ASB Virunga (RD Congo)

GROUP B:
Seydou Legacy Athletique Club (Guiné)
ABC Fighters (Costa do Marfim)
Bangui Sporting Club (República Centro Africana)
FUS Rabat (Marrocos)

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos