O País – A verdade como notícia

Acesso à água potável: Serão construídos 34 sistemas de abastecimento em zonas rurais em Inhambane

Foto: O País

Na província de Inhambane, pouco mais de 61% da população é que a tem acesso à água potável perto do local de residência, sendo que cerca de 600 mil pessoas ainda têm de percorrer longas distâncias e, muitas vezes, recorrem à água imprópria para o consumo humano.

Para reduzir essas distâncias, o Governo prevê, para este ano, construir sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais, segundo revelou o governador de Inhambane, Daniel Chapo. “Para o presente ano, o Governo continuará a apostar na provisão de serviços de abastecimento de água potável e saneamento seguro, com vista ao melhoramento das condições de vida da nossa população, através da construção de 76 fontes dispersas e 34 sistemas rurais, com destaque para Mafassane e Guambene em Inharrime, rio das Pedras em Massinga, Sitila em Morrumbene, para além da montagem de quatro dessalinizadores nos distritos de Massinga, Funhalouro, Mabote e Govuro”, acrescentou o governante.

Com água na superfície cada vez mais escassa, o governador de Inhambane diz que se devem buscar novas tecnologias para prover o precioso líquido às pessoas, pois as águas subterrâneas enriquecem as comunidades, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas. Por isso, impõem novos desafios ao Governo, para adopção e testagem de novas tecnologias que assegurem a captação da água subterrânea em condições adversas, como grandes profundidades, alto teor de salinidade, ocorrências de areias finas, bactéria de ferro e outras.

Chapo disse ainda que, em muitos locais, ocorre a exploração sem planeamento, além da poluição de água subterrânea, e é necessário viabilizar essas águas “invisíveis” para que possam ser melhor geridas por todos, redobrando esforços para uma maior conservação, evitar situações que acelerem a seca, como a prática de queimadas não controladas e abates indiscriminados de árvores.

Estes dados foram revelados durante a cerimónia de inauguração de um sistema de abastecimento de água em Mucumbine, no distrito de Inharrime, composto por dois furos equipados de bombas com capacidade de produzir 15m³ por hora em simultâneo, um reservatório elevado de 30m³, uma casa de comando, uma outra para o de tratamento de água na base de cloro, uma conduta adutora de 200m, uma rede de 8 km de extensão, com capacidade para beneficiar cerca 3.000 habitantes.

Neste momento, o sistema está a abastecer a cerca de 1500 habitantes, correspondentes a 50% da sua capacidade, através de três fontanários com duas bicas cada e 94 ligações domiciliárias, o que corresponde a uma cobertura de 50% da população da sede do Posto Administrativo de Mocumbi.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos