A Federação Moçambicana de Atletismo vai implementar o projecto de Academia de Alto Rendimento, em Maputo. A iniciativa vai contar com o financiamento da World Atlethic, que vem financiando o projecto de captação de talentos em todo o país.
O projecto é antigo e só este ano é que se vai efectivar. O plano da Federação Moçambicana de Atletismo é que a Academia de Alto Rendimento seja implantada ainda no presente semestre.
O entendimento para a implantação da Academia de Alto Rendimento foi alcançado esta sexta-feira durante uma reunião virtual entre a direcção presidida por Kamal Badrú e a World Atlethic.
Kamal Badrú referiu ainda que o projecto vai impulsionar a preparação de atletas para as competições internacionais, nomeadamente Jogos Olímpicos, campeonatos regionais, africanos e mundiais.
FORMAÇÃO DE TREINADORES E JUÍZES
Entretanto, outro dos projectos da Federação Moçambicana de Atletismo para o presente ano 2023 é a formação de juízes treinadores e juízes da modalidade.
O projecto é no âmbito do desenvolvimento dos Recursos Humanos da instituição, e a formação será feita em parceria com a World Athletics, a mesma organização internacional que gere o atletismo mundial.
Para esta primeira fase a Federação Moçambicana de Atletismo decidiu pela formação de treinadores no nível I e juízes com padrões da World Athletics.
Numa primeira fase, a formação será online, na vertente teórica, e posteriormente a prática, que será presencial.