O País – A verdade como notícia

banner_02

Academia africana aprimora habilidades de jovens cineastas

A turma 2023 da Academia MultiChoice Talent Factory (MTF) para África Austral encerrou recentemente. Na turma deste ano, com efeito, foram graduados mais dois jovens moçambicanos, nomeadamente, Genilson Matuca e Dulany Sedemo.

Uma nota de imprensa informa que, para o cineasta Nelson Faquirá, graduado da turma MTF 2022 e produtor da série “Kuga Munu”, esta é uma notícia empolgante, “É uma optima notícia para a indústria e para o público em geral. É inspirador ver como a Academia MTF ajuda a promover novos talentos, porque o resultado final são mais histórias para contar e mais talentos para trazê-las aos nossos ecrãs”, sublinhou Faquirá.

Ao recordar a sua passagem na Academia MTF, Faquirá diz que foi uma oportunidade para transformar a sua paixão em uma habilidade refinada. “Agora, sou um produtor mais completo, equipado com as ferramentas e conhecimentos necessários para liderar um elenco e trazer narrativas envolventes e impactantes para o público”, refere, acrescentando que é “incrível ver como a Academia MTF criou uma base fundamental para o desenvolvimento da minha carreira.”

A MTF permite, por exemplo, a importância da colaboração, técnicas avançadas de produção e, acima de tudo, a arte de contar histórias autênticas. “As experiências compartilhadas com mentores internacionais de renome e os meus colegas pan-africanos na Academia, foram inestimáveis”, afirma, orgulhoso.

Mais do que abrir novos horizontes, conta o cineasta, a Academia MTF deu-lhe acesso a uma rede global de profissionais do sector. Essa abertura de horizontes, realça, é evidente no seu trabalho, permitindo-lhe explorar narrativas diversas.

As habilidades aprendidas na Academia MTF notam-se claramente em ‘Kuga Munu’, conseguindo tornar a série um sucesso e, por isso, bem-recebida pelo público. “Os conhecimentos obtidos lá e a dedicação da minha equipa, a AfroCinemakers, foram o alicerce sólido que sustentou o sucesso da série”, salienta.

Aliás, a AfroCinemakers é a produtora vencedora do Pitch de Seriados ao canal Maningue Magic, com o projecto “Ex-Amicíssimas”, que está em fase de pré-produção. Trata-se de uma série centrada em torno de um grupo de amigas que se reúnem após muitos anos para lidar com questões pessoais e profissionais. O enredo cruza drama e comédia, com personagens bem desenvolvidos e histórias envolventes.

“Estou a trabalhar em estreita colaboração com meus colegas da AfroCinemakers para garantir que a série seja um sucesso”, conta Faquirá sobre os primeiros instantes do projecto que caiu nas graças do júri.

De acordo com Faquirá, a iniciativa de Pitch público é uma oportunidade emocionante para cineastas e produtores de televisão, pois permite que novos talentos sejam descobertos e que novas histórias sejam contadas em Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos