Pelo segundo dia consecutivo, Moçambique continua a registar falhas no sistema de transacções electrónicas. Este sábado, alguns bancos abriram excepcionalmente as suas agências para permitir que os clientes singulares levantassem dinheiro.
Porém, os estabelecimentos comerciais que utilizam os terminais de pagamento, comumente chamado “POS”, continuam a registar perdas, e gestores alertam ao perigo de alguns clientes serem obrigados a carregar muito dinheiro.
“Estamos a perder vendas, o sistema de transferência e POS, não está a funcionar, e está a ser constrangedor…se continuar a agravar-se, os responsáveis maiores por isso deve resolver isto o mais rápido possível”, acrescentou Luísa Vilanculos, representante de um estabelecimento comercial.
Os singulares puderam aproveitar a abertura excepcional de agências bancárias, para fazer o levantamento de dinheiro. Carilho Mateus chegou cedo à baixa da cidade de Maputo para cumprir com os seus deveres e aproveitar levantar algum dinheiro.
“O processo foi moroso…esperei a duas horas, mas levantei o dinheiro, usei o cheque avulso”, disse Mateus.
Os impactos do não funcionamento do sistema de transacções electrónicas dos bancos ainda são imprevisíveis, assim como continua imprevisível a data para a resolução do problema.