O País – A verdade como notícia

A maratona começou cedo no Moçambola

Fotos: O País

A terceira jornada do Moçambola 2022 começa a ser disputada, no sábado, com o jogo entre a Liga Desportiva de Maputo e a União Desportiva de Songo. As restantes partidas terão lugar no domingo.

Do grupo dos líderes, com duas vitórias conseguidas nas duas primeiras, a União Desportiva de Songo e Costa do Sol têm jogos difíceis, este fim-de-semana, já que jogam fora de portas, contrariamente ao Ferroviário de Nampula, que joga em casa diante do Matchedje de Mocuba, que ainda não pontuou nesta prova.

Os “hidroeléctricos”, líderes por terem maior número de golos, regressam a Maputo, onde foram felizes na primeira jornada, desta vez, para Hanhane, onde vão defrontar a Liga Desportiva de Maputo, com ambições de somarem mais três pontos e cimentar a liderança da prova.

No entanto, a Liga Desportiva está ferida depois de perder diante do Costa do Sol e quer levantar-se o mais rápido possível, para não perder o comboio da frente ainda cedo.

Também sem querer perder o comboio, está o Costa do Sol. Venceu a AD Vilankulo e a Liga Desportiva e, agora, desloca-se ao difícil terreno de Nacala, onde terá pela frente o Ferroviário local. É o primeiro dos dois Ferroviários da mesma província que vai defrontar nas próximas duas jornadas. Esta “locomotiva” de Nacala está motivada depois da vitória na jornada passada. Um jogo sem resultado previsível, até porque os “canarinhos” tem tido bons voos em Nacala, olhando para as últimas duas vitórias naquela cidade.

Mais fácil é a tarefa do Ferroviário de Nampula, que recebe no seu reduto o Matchedje de Mocuba, um dos lanternas vermelhas sem nenhum ponto. A turma de Nelson Santos quer continuar no grupo da frente para perseguir as ambições de conquista do título e, para tal, tem a responsabilidade de repetir a proeza das duas primeiras jornadas.

 

CAMPEÃO PODE ACORDAR, FINALMENTE!

Esta terceira jornada pode ser o início da caminhada do campeão nacional, Black Bulls, depois de um arranque menos conseguido, com uma derrota caseira e um empate no Chiveve.

Diante do Incomáti de Xinavane, que ainda não pontuou, os “touros” não vão querer facilitar e perder mais pontos, sabendo que ficariam ainda mais atrasados nesta luta, que é renhida desde o início, olhando para as poucas jornadas que a prova terá.

Mas os “açucareiros” querem ver se aproveitam para somar os primeiros pontos neste jogo, sob pena de começarem a condenar-se na despromoção.

Quem também está na corda bamba é a Associação Desportiva de Vilankulo, depois da entrada em falso no Moçambola 2022. Os “hidrocarbonetos” perderam os dois jogos realizados, diante do Costa do Sol e União Desportiva de Songo e, desta vez, diante do Ferroviário da Beira, querem reverter o cenário. Começar a pontuar é o objectivo da turma de Vilankulo neste jogo, perante uma “locomotiva” que quer continuar sem perder, depois de um empate e uma vitória.

Finalmente em Lichinga o embate entre duas “locomotivas” que oscilaram nas primeiras duas paragens desta prova! Ferroviários de Lichinga e de Maputo, ambos com três pontos, jogam entre si a busca de somar mais pontos para não perderem o túnel que dá acesso à estação final.

Antoninho Muchanga e Jean Loscuito estarão num frente-a-frente à busca de pontos.

Certamente, depois desta jornada, muita coisa vai mudar na tabela classificativa, que tem três líderes invictos e três lanternas-vermelhas sem pontos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos