O País – A verdade como notícia

“A igreja deve saber inserir-se nos novos tempos”, Papa Francisco

Conforme o programa, o Papa Francisco encontrou-se esta tarde com religiosos na Sé Catedral, na cidade de Maputo. Na mensagem dirigida aos crentes, o Sumo Pontífice sublinhou que a igreja, num contexto em permanente mudança, deve saber inserir-se nos novos tempos e cenários, procurando dar resposta às principais preocupações actuais.

Segundo entende o Santo Padre, diante da crise de identidade sacerdotal ora enfrentada, é necessário que os religiosos saiam dos lugares solenes e regressarem aos mais humildes sempre predispostos a servir, porque, frisou o Papa, o sacerdote é o mais pobre dos homens.

Recorrendo à metáfora, o Santo Padre convidou, esta tarde, na Sé Catedral, os religiosos a voltarem para a Nazaré, porque naquela terra importante para os católicos, a terra da Santa Maria, encontra-se o caminho fundamental, que pode permitir os crentes enfrentar a crise identitária. “Não devemos correr atras daquilo que resulta em benefício pessoal”, afirmou o Papa, acrescentando: “o sacerdote não deve ser o primeiro nos benefícios, mas o último”.

O Santo Padre quer que a igreja continue mantendo a capacidade de compaixão, levando em consideração que as histórias do povo não são noticiários. Nisso o Papa quis dizer que é importante os sacerdotes saberem a fundo o que se passa com o povo, para que se possa entender o que lhe ocorre no coração.

Já no fim da sua intervenção na Sé Catedral, Papa Francisco desejou esperança, paz e reconciliação ao país, pedindo que os moçambicanos ajudem-lhe a orar pelo “querido Moçambique”.

Depois do encontro com religiosos na Catedral de Maputo, Papa seguiu para uma visita privada na Casa Mateus 25. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos