“A gestão rigorosa e eficaz dos sistemas de segurança social deve ser vista numa base tripartida envolvendo os governos, empregadores e trabalhadores”, disse a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, nesta segunda-feira, em Maputo, no workshop regional para as Instituições de Segurança Social em África.
Participam do wokshop regional sobre gestão avançada de risco para instituições de segurança social, quadros do INSS e delegados dos países da Região de África Oriental e Central.
Durante o discurso de abertura, Vitória Diogo, lembrou que a Segurança Social é um direito fundamental e destacou a informatização do sistema como uma forma de melhorar e aproximar os serviços aos utentes. E que todos os debates deveriam ser feitos cientes de que a sustentabilidade dos sistemas de segurança social é um ponto importante para a melhoria das condições sociais dos povos.
Moçambique conta actualmente com 97.225 contribuintes e 1.385.533 (um milhão, trezentos, oitenta e cinco mil, quinhentos e trinta e três) beneficiários.