O País – A verdade como notícia

“A enfermagem não é apenas uma profissão, é também uma missão”, Filipe Nyusi

A 12 de Maio de cada ano, celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Por esta ocasião, o Presidente da República, Filipe Nyusi, emitiu uma mensagem de saudação aos profissionais da enfermagem, na qual destaca a importância dos enfermeiros. A seguir, o texto na íntegra.

“Caros Compatriotas,

Comemora-se, hoje, dia 12 de Maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, que este ano coincide com as celebrações do Ano Internacional da Enfermagem e Saúde Materno-Infantil e que é celebrado sob o lema “Enfermagem: Uma Voz Para Liderar. Levando o Mundo Para a Saúde”, que nos remete ao bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna.

A Enfermagem é uma profissão que requer entrega e devoção completa, pois cuidar da saúde física, mental, psíquica e emocional dos seres humanos é muito complexo e requer muito amor.

Os enfermeiros carregam sobre os ombros esta grande missão de aliviar a nossa dor e o nosso sofrimento. Desta forma, enfermagem não é apenas uma ciência, é também uma arte. Enfermagem não é apenas uma profissão, é também uma missão.  

Os enfermeiros são a espinha dorsal do nosso sistema de saúde. Eles trocam o lazer e convívio para velar pela saúde de todos nós. Hoje como antes, estamos profundamente gratos pelo seu sacrifício, entrega e abnegação nesta nobre profissão.

Por esses motivos, gostaria, nesta ocasião, de reafirmar a nossa responsabilidade e compromisso, como Governo, de continuar a investir na formação e na melhoria das condições de trabalho e de vida dos enfermeiros.

 

Caras Moçambicanas, Caros Moçambicanos,

Este ano, celebramos esta data numa altura em que no país, na região e em todo mundo nos debatemos com o grande desafio de travar a propagação do novo coronavírus.

A pandemia da COVID-19, que já ceifou mais de duzentos e oitenta mil vidas humanas e continua a matar em todo mundo, é uma real ameaça para a nossa sobrevivência como nação. Por isso, continuamos a exortar aos moçambicanos para se engajarem individual e colectivamente na luta contra esta doença, cumprindo com as orientações e recomendações dos órgãos competentes do Estado.

Os profissionais de saúde e os enfermeiros em particular têm uma grande responsabilidade na luta contra a disseminação desta doença porque o risco à exposição do Coronavírus é maior nos ambientes hospitalares. 

Nesta ocasião, em nome de todos os moçambicanos, do Governo da República de Moçambique e em meu nome pessoal, saudamos a todos profissionais de enfermagem que, no seu dia-a-dia, trabalham para promover e manter a saúde e o bem-estar dos moçambicanos do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico. Vocês são a nossa inspiração, o nosso orgulho.

Bem hajam os Profissionais de Enfermagem do nosso país!”.  

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos