Noventa e cinco em cada 100 adultos em Moçambique têm conta numa Instituição de Moeda Eletrónica (IME), que funcionam via telemóvel, mas apenas 30 têm contas bancárias, segundo dados do Banco de Moçambique.
De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Moçambique, com dados até final de Junho, 30,9 adultos em cada 100 tinham uma conta num dos cerca de 15 bancos comerciais que operam no país, com maior predominância entre homens (41,5) face a mulheres (19,3).
O mesmo relatório refere que, em cada 100 adultos moçambicanos, 94,5 têm conta numa das três IME com atividade em Moçambique, o que compara com 93,2 no final de 2023, 68,5 em 2022 e 67,2 em 2021.
No final de Junho, o número de contas IME era superior ao número de homens (105,8 contas por cada cem homens), enquanto 81,8 mulheres em cada cem tinham conta.
O número de agentes de IME em Moçambique, que funcionam através dos operadores de telecomunicações móveis, aumentou mais 12,2% no primeiro semestre, para mais de 252 mil, cobrindo todos os 154 distritos do país.
De acordo com dados oficiais, o total de agentes de IME ascendia em Setembro passado a 203.240, número que cresceu para 224.704 até final de Dezembro e para 252.144 no final de Junho.
Todos os distritos do país já têm agentes de IME, desde a cidade de Maputo, sul do país, com 36.795, a Larde, província de Nampula, no norte, com 11.
Em sentido contrário, dos 154 distritos do país, há 33 que ainda não contam com qualquer agência dos bancos tradicionais, quando eram 26 no final de 2023.
Moçambique conta atualmente com três IME, das três operadoras de telecomunicações móveis, que assim prestam serviços financeiros via telemóvel, incluindo transferências de dinheiro entre clientes ou pagamento de serviços.