O País – A verdade como notícia

Papa pede paz como presente de 10 anos de pontificado

O Papa Francisco assinalou, ontem, 10 anos como líder da Igreja Católica, pediu paz como presente de aniversário de pontificado. “Pelos meus 10 anos como Papa, deem-me paz”, disse.

Após 40 viagens ao estrangeiro, três encíclicas, 899 santos canonizados, milhares de audiências, centenas de visitas a dioceses e paróquias, o Papa destacou o encontro com os idosos de todo o mundo, em 28 de setembro de 2014, como o momento mais bonito do seu pontificado, escreve o Notícias ao Minuto.

“Os idosos são sábios e ajudam-me muito. Eu também sou velho, não é? Mas os idosos são como o bom vinho (…). Os encontros com eles renovam-me e rejuvenescem-me, não sei porquê. São momentos bonitos, preciosos”, afirmou o sumo pontífice, numa entrevista aos órgãos de comunicação social do Vaticano.

Entre os sonhos que Francisco tem para a Igreja, para o mundo, para os que governam o mundo, para a humanidade estão a fraternidade, as lágrimas, os sorrisos.

“Aprendam a não ter medo de chorar e sorrir: quando uma pessoa não tem medo de chorar e sorrir, é uma pessoa que tem os seus pés no chão e o olhar no horizonte do futuro. Se se esquecerem de chorar, alguma coisa está errada. E se se esquecerem de sorrir, está ainda pior”, comentou.

O pontificado de Francisco cumpriu, esta segunda-feira, 10 anos, marcado pela guerra na Ucrânia e pelo escândalo dos abusos sexuais de menores na Igreja.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos