Moçambique vai receber 25 milhões de euros para reforçar o combate à insegurança alimentar e a preparação face aos desastres naturais. O dinheiro é parte de um total de 50 milhões de euros disponibilizados pela União Europeia à região austral de África.
Moçambique vai receber dinheiro da União Europeia. Desta vez, o valor é de 25 milhões de euros, que deverão ser usados, entre vários fins, para a mitigação da insegurança alimentar no país, com maior enfoque na província de Cabo Delgado.
O valor é parte de 50 milhões de euros que a comunidade europeia vai desembolsar em apoio aos países da África Austral.
Num comunicado de imprensa, a que o “O País” teve acesso, a Comissão Europeia aponta as áreas em que o dinheiro deverá ser aplicado.
“Esses fundos ajudarão a combater a insegurança alimentar e a desnutrição, melhorar o acesso a serviços básicos, melhorar a preparação para desastres e promover a educação em situações de emergência em toda a região”, lê-se na nota.
Dos 50 milhões de euros, 25 milhões vão para Moçambique, 13,3 milhões para Madagáscar, 7,4 milhões para Zimbabwe, 4,3 milhões de euros para Lesotho, Malawi e projectos regionais.
No documento, a organização europeia faz referência ao terrorismo, que já provocou a deslocação de mais de um milhão de pessoas.