O País – A verdade como notícia

Chuva afectou até agora mais de duas mil pessoas em Maganja da Costa na Zambézia

Mais de duas mil pessoas estão afectadas pelas chuvas, nos distritos de Gurué, Ile, Namarroi e Lugela. A situação está a criar transbordo a jusante, no distrito da Maganja da Costa, afectando o curso normal  das famílias.

“Neste momento, temos 525 casas inundadas no baixo Licungo, das quais duas estão totalmente destruídas. Estamos com duas mil e cem pessoas afectadas e, por causa mesmo da prevenção da situação, 15 famílias já foram evacuadas para o bairro de reassentamento de Pereirão e vão merecer assistência do Governo, através do INGD. Para o efeito, temos uma equipa preparada no local e em prontidão; uma tripulação dos marinheiros está igualmente no local a garantir o processo de evacuação das famílias”, disse Nelson Ludovico, delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD) na Zambézia.

Neste momento, continua a chover e os níveis hidrométricos estão um pouco acima do nível de alerta máximo, que é de seis metros. As autoridades estão a monitorar os níveis hidrométricos para que o pior não aconteça. O delegado do INGD diz que a destruição do dique de protecção, aquando da passagem do ciclone Gombe no ano passado, traz complicações na retenção das águas do rio Licungo.

“Estamos a registar subida dos níveis hidrométricos já há dois dias, a nossa preocupação cresce, sobretudo porque a bacia tinha um dique de protecção que ajudava a minorar o impacto das águas sempre que chovesse acima do normal na nossa província. Houve destruição do dique, no decurso da passagem do ciclone Gombe, e ainda não se fez a devida reposição. Enquanto este processo não acontecer, vamos continuar a ter estes problemas com as famílias”, disse Ludovico.

Neste momento, as equipas do INGD estão no terreno a trabalhar no processo de monitoria da situação.

O balanço da época chuvosa, desde o mês de Outubro até hoje, aponta para perto de cinco mil pessoas afectadas, correspondentes a mais de mil famílias, um total de 40 feridos e 16 óbitos por descargas atmosféricas e dois por incêndios.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos