O País – A verdade como notícia

Agente da Polícia morto por mineiros ilegais em Nampula

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) foi morto por mineiros ilegais na província de Nampula. O caso deu-se na manhã de domingo, no distrito de Mogovolas, depois de a Polícia ter baleado um mineiro, numa zona de extracção de pedras semipreciosas.

O local é de difícil acesso e fica no interior do posto administrativo de Iuluti, no distrito de Mogovolas, na província de Nampula. O jornal O País levou horas para chegar ao local onde recentemente foi descoberta a existência de pedras semipreciosas e, por isso, bastante procurado por garimpeiros ilegais.

A comunidade está com medo das autoridades, mas também dos próprios mineiros e os respectivos patrões, mas os poucos que aceitaram dar algum depoimento explicaram os contornos da violência que culminou com a morte do agente da Polícia. Ele foi agredido com recurso a picaretas e acabou por perder a vida no Hospital Central de Nampula, para onde tinha sido socorrido.

Depois do incidente, foi destacado um grupo de agentes da Polícia para guarnecer o local, que, por sinal, ainda não foi concessionado a qualquer empresa de mineração.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos