O País – A verdade como notícia

Cidade africana de desporto: Quelimane concorre para acolher prova em 2024

A cidade de Quelimane é candidata à cidade africana de desporto para o ano de 2024. Neste momento, decorre o processo de elaboração de dossier de candidatura, que será apresentado à comissão internacional designada ACES EUROPE. A referida comissão irá, a princípio, no próximo mês, a Quelimane para avaliar as condições da cidade para a nomeação.

A visão da autarquia é ser indicada cidade africana de desporto ao nível de África em 2024, para trabalhar na promoção do bem-estar do município, bem como melhorar as infra-estruturas desportivas da urbe, muitas das quais já apresentam níveis de degradação.

A famosa cidade das bicicletas conta com o apoio da câmara municipal de Leiria, com quem Quelimane tem acordo de colaboração. Leiria foi cidade europeia de desporto em 2022, por isso está a prestar apoio à autarquia na elaboração de dossier de candidatura.

“É um processo complexo, que exige muito trabalho, sendo que é preciso preparar um documento para submeter a um júri internacional, olhando para a experiência de Leiria, aliada ao protocolo que os dois municípios têm. Fui indicado, enquanto vereador da câmara de Leiria para área de desportos, para vir apoiar a cidade de Quelimane neste sentido”, disse Carlos Palheira, vereador da câmara de Leiria.

Palheira fez saber que há requisitos de vária ordem para uma cidade que queira concorrer àquela categoria, tais como a grandeza da referida urbe, e Quelimane apresenta tal condição.

“E depois deve apresentar um conjunto de intenções que se manifestam através de dois documentos, o primeiro é um questionário que visa responder à prática de desporto na cidade e, caso a candidatura seja aceite a nível internacional, é aceite a candidatura para a cidade africana do desporto”, disse Carlos Palheira, acrescentando que a etapa seguinte é a oficialização da candidatura.

O dossier de candidatura é complexo e exaustivo, daí que é preciso trabalhar fortemente.

Carlos Jackson, coordenador do projecto Quelimane cidade africana, fez saber que a edilidade vê a intenção como grande desafio, visto que nesta corrida a cidade precisa do apoio de todos. Quelimane quer tirar ganhos ao ser nomeada cidade de desporto. A edilidade fala da promoção desportiva como principal intenção da candidatura.

A comissão que trabalha em Quelimane já esteve reunida com o governo central e provincial para dar a nota desta intenção para os respectivos apoios.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos