O País – A verdade como notícia

Antigas glórias de basquetebol escalam Beira em Abril

Foto: O País

O Torneio Internacional de Maputo de Bola ao Ar, TIMBA, vai escalar a cidade da Beira entre os dias 28 e 29 de Abril próximo. A prova, organizada pela Associação de Veteranos de Basquetebol (MOZBASKET), leva ao Chiveve antigas glórias do basquetebol moçambicano que, anualmente, se juntam para celebrar a modalidade da bola ao cesto.

Marcaram uma época. Uma geração! As marcas que deixaram nas quadras não são, nem tão pouco, de somenos importância no processo de elevação do basquetebol moçambicano. Contribuíram para elevar uma das modalidades que mais têm dignificado o país em provas internacionais. Qual saudosismo, os antigos praticantes do basquetebol concentram-se anualmente para dar corpo ao Torneio Internacional de Maputo de Bola ao Ar (TIMBA), prova que junta figuras que estabeleceram uma dinastia no passado e brilharam dentro e fora do país.

Após um período de interregno, forçado pelas restrições impostas pela pandemia da COVID-19, antigas glórias e ex-praticantes voltam à carga com a reactivação de um evento que reúne várias gerações. Desta vez, a prova vai escalar a cidade da Beira entre os dias 28 e 30 de Abril próximo.

O certame, mais do que o espírito competitivo, carrega consigo a amizade, paixão e estímulo pela prática da modalidade.

Espera que o Torneio Internacional de Maputo de Bola ao Ar movimente em ambos os sexos os escalões “master” dos 30–39 anos, “super master” dos 40–49 anos e “híper master” +50 anos.

À semelhança das anteriores edições, foram convidadas para a prova equipas de Angola, África do Sul, eSwatine, Malawi, Namíbia e Zimbabwe.

Para a edição 2023, a organização fixou em 3600 Meticais a taxa de inscrição por atleta e treinador, sendo que os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Basquetebol – FIBA – à excepção daquelas alteradas no regulamento desta prova.

Mais: a regra dos 24 segundos será observada em todos os jogos, sendo que o cronómetro deverá parar sempre que houver uma interrupção nos últimos minutos do último quarto.

Antes mesmo da realização do TIMBA, a cidade de Xai-Xai será palco de 3 a 4 de Fevereiro da 2ª edição do Torneio de Veteranos designado “Halakavuma”. A prova vai movimentar os escalões master” dos 30-39 anos, “super master” dos 40–49 anos e “híper master” +50 anos em ambos os sexos.

A Associação de Basquetebol de Veteranos (MOZBASKET) fixou como taxa para a prova o valor de 10 000, 00 MZ (dez mil Meticais).

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos